Regulamento

OBJETIVO

O presente concurso tem por objetivo oferecer aos participantes o reconhecimento dos seus trabalhos e estreitar o relacionamento com os fabricantes de equipamentos de iluminação (luminárias, fontes de luz, equipamentos auxiliares, controles e IoT), para destacar projetos de iluminação de maior qualidade e eficiência no mercado brasileiro.


1. PARTICIPAÇÃO

1.1 O concurso é aberto, exclusivamente, a todos os profissionais independentes de iluminação, arquitetura, design, light art, engenharia e cenografia.

1.2 Os projetos inscritos deverão ter sido implantados em território nacional, entre junho de 2017 e junho de 2019.

1.3 Os projetos inscritos deverão utilizar 60% de produtos nacionais em valor ou quantidade.

1.4 Cabe ao participante a responsabilidade pela veracidade das informações fornecidas, bem como questões relativas a direitos autorais, propriedade industrial ou outros direitos de terceiros.


2. CATEGORIAS DE PREMIAÇÃO

São categorias de premiação, os projetos de iluminação de:

1. INTERIORES:

1.1 Residencial.

1.2 Comercial / Hospitalidade: Lojas, Shoppings, Restaurantes, Bares, Lazer, Hotéis, Spas.

1.3 Institucional: Educação, Patrimônio, Cultural, Igrejas.

1.4 Saúde: Hospitais, Clínicas, Consultórios.

1.5 Corporativo: Escritórios, Bancos, Indústrias.

2. EXTERIORES:

2.1 Construções: Fachadas, Monumentos, Arenas Esportivas.

2.2 Grandes escalas / Locais abertos públicos ou privados: Masterplan, Vias Públicas, Pontes, Parques, Praças, Paisagismo.

3. PRÊMIO ESPECIAL – Nesta categoria será julgado o melhor projeto pela sua conceituação, originalidade, sensibilidade, inspiração, qualidade técnica e eficiência energética.


3. INSCRIÇÕES

3.1 As inscrições são gratuitas e estão abertas para a entrega dos projetos no período de 01 de julho a 01 de setembro de 2019.

3.2 Áreas diferentes do mesmo projeto podem ser submetidas como categorias separadas. As inscrições serão julgadas separadamente.

3.3 Todos os projetos inscritos poderão concorrer simultaneamente na categoria 3  (PRÊMIO ESPECIAL), desde que preenchidas todas as informações indicadas nas Fichas de Inscrição.

3.4 A inscrição do projeto deverá ser efetuada através da Ficha de Inscrição On-line. Conforme a característica do projeto, a Ficha de Inscrição deverá vir acompanhada de:

• Mínimo de seis (06) fotos e máximo de dez (10) fotos de excelente qualidade em arquivo eletrônico (300-600 dpis e em formato jpeg), com ao menos um dos lados com definição mínima de 1200px.

3.5 As informações dos participantes, empresas/escritório e autores do projeto deverão constar apenas na Ficha de Inscrição On-line. Nenhum dos demais materiais poderá conter qualquer informação que permita identificar o autor ou cliente do projeto, sob pena de desclassificação. Identificar apenas a categoria do projeto.

3.5.1 As imagens do projeto deverão ser cadastradas e/ou entregues com sua numeração sequencial para acompanhamento do conteúdo conceitual. Por exemplo: “Museu em SP_001, Museu em SP_002...”

3.5.2 As imagens não podem conter nenhum tipo de informação pós-produção. Qualquer menção a um fabricante, produto ou autor do projeto deverá ser escurecida ou ocultada da imagem sob pena de desclassificação do projeto.

3.5.3 As imagens devem viabilizar a identificação plena dos efeitos de iluminação proporcionados. Imagens excessivamente contaminadas com iluminação natural ou realizadas com auxílio de luz de preenchimento são proibidas.

3.6 O participante deverá enviar autorização expressa assinada pelo cliente concordando com a inscrição do projeto no IX PRÊMIO ABILUX DE PROJETOS DE ILUMINAÇÃO.

3.7 Os documentos e dados solicitados devem ser providos da forma mais completa possível para apoiar adequadamente as avaliações do júri.

3.8 Toda a documentação e o projeto deverão ser enviados através da plataforma on-line do Concurso: http://projetos.premioabilux.com.br/envie-seu-projeto

3.9 A Secretaria do IX PRÊMIO ABILUX DE PROJETOS DE ILUMINAÇÃO poderá efetuar o reenquadramento do projeto inscrito, caso julgue conveniente, informando o participante da decisão.

3.10 Não serão aceitas, em qualquer categoria, inscrições de projetos de instalações temporárias, tais como: eventos especiais, performances teatrais, mostras, exposições etc.


4. DO JÚRI E DO JULGAMENTO

4.1 Todos os projetos inscritos serão analisados por um Júri convidado pela Secretaria do IX PRÊMIO ABILUX DE PROJETOS DE ILUMINAÇÃO

4.2 Durante o processo de análise, se necessário, o Júri poderá por meio da Secretaria do IX PRÊMIO ABILUX DE PROJETOS DE ILUMINAÇÃO, solicitar informações complementares sobre os casos de análise, bem como comprovação dos dados apresentados.

4.3 O Júri é soberano em suas decisões e de seu julgamento não caberá qualquer recurso.

4.4 O Júri poderá deixar de premiar qualquer uma das categorias.

4.5 O Júri será presidido por profissional independente com a aprovação da Secretaria do IX PRÊMIO ABILUX DE PROJETOS DE ILUMINAÇÃO, que coordenará os trabalhos com o suporte da estrutura administrativa da Secretaria Executiva da ABILUX, sem direito a voto.

4.6 O Júri será composto por representantes de entidades, instituições e profissionais de renomada experiência nas áreas de projeto de iluminação, arquitetura, design, engenharia, conservação de energia e meio ambiente indicado em igual número pela Abilux e pela AsBAI, parceira desta edição do prêmio.

4.7 Cada projeto inscrito deverá estar identificado apenas por seu número de inscrição e avaliado pelos jurados por meio de uma ficha contendo os seguintes critérios de avaliação e fundamentação conceitual, originalidade, sensibilidade, inspiração, qualidade técnica e eficiência energética.

4.8 A apuração e a tabulação dos dados serão realizadas pela Secretaria do IX PRÊMIO ABILUX DE PROJETOS DE ILUMINAÇÃO

4.9 Em caso de empate na apuração dos resultados, caberá ao Presidente do Júri, a opção pelo desempate.


5. PREMIAÇÃO

5.1 Aos primeiros colocados de cada categoria mencionada no item 02 serão atribuídos prêmios observando-se o seguinte critério de premiação:

•  Troféu, certificados e selo para o primeiro lugar;
•  Certificados e selo para o segundo lugar e
•  Certificados e selo para o terceiro lugar.

5.2 O troféu será entregue em nome dos autores do projeto conforme a Ficha de Inscrição On-line.

5.3 Os certificados serão emitidos em nome dos autores do projeto e do participante conforme a Ficha de Inscrição On-line.

5.4 Os prêmios poderão ser livremente utilizados na divulgação de marketing dos participantes ganhadores.

5.5 A cerimônia de premiação ocorrerá no mês de outubro de 2019, durante a comemoração do Dia da Iluminação, realizado em local e data a serem definidos pela ABILUX.

5.6 A ABILUX não se responsabiliza por nenhuma despesa de transporte e hospedagem de participantes.


6. DIVULGAÇÃO

6.1 A ABILUX e a AsBAI promoverão ampla divulgação do IX PRÊMIO ABILUX DE PROJETOS DE ILUMINAÇÃO em todas as fases, desde o início das inscrições até a premiação, em todos os veículos de comunicação ao seu alcance.

6.2 A ABILUX e a AsBAI se reservam o direito de exibir e debater os casos concursantes nas Universidades, Seminários, Cursos e Palestras ou em quaisquer eventos, tanto no Brasil como no exterior.

6.3 Fica desde já autorizada, a título exclusivo e gratuito, a publicação e a divulgação dos projetos premiados, à ABILUX e a AsBAI.
Estes direitos compreenderão a publicação ou divulgação de todo ou parte do projeto, em veículos da ABILUX e da AsBAI, ou terceiros, no Brasil ou no exterior, pelo prazo de 10 anos a contar da data do encerramento do Prêmio.


7. INFORMAÇÕES

Mais informações sobre o IX PRÊMIO ABILUX DE PROJETOS DE ILUMINAÇÃO poderão ser obtidas junto à:

Secretaria Executiva da ABILUX
Av. Paulista, 1313 – 9º. Andar – cj 913
01311-923-São Paulo
Tel.:  11-3251-2744
premioprojetos@abilux.com.br

e

Secretaria Executiva da AsBAI
Tel. 11 2894-1405
asbai@asbai.org


8. DISPOSIÇÕES FINAIS

8.1 A não observância das disposições estabelecidas neste regulamento implicará na desclassificação do projeto concursante concorrente.

8.2 DOS CASOS OMISSOS

TODAS AS QUESTÕES NÃO EXPLICITADAS NESTE REGULAMENTO SERÃO RESOLVIDAS PELA SECRETARIA DO IX PRÊMIO ABILUX DE PROJETOS DE ILUMINAÇÃO.

 

Download do regulamento em PDF

Envie o seu projeto